2 de março de 2016

Psicoterapia

 

O que é psicoterapia?

A psicoterapia, comumente conhecida como terapia, é uma das atribuições específicas do profissional de Psicologia. Caracteriza-se pelo processo no qual o indivíduo amplia a percepção de si e de suas relações, a partir da relação que constrói com o psicoterapeuta, favorecendo o processo de autoconhecimento, crescimento pessoal e mudança.

O papel do psicoterapeuta consiste em criar condições para que o cliente consultante amplie e descubra os próprios sentidos para suas experiências, amplie sua percepção de si e do outro, bem como desenvolva ou acesse recursos pessoais próprios para lidar com situações desafiadoras. Esse processo possibilita uma experiência no mundo mais plena e, quiçá, feliz. Ampliar a experiência do viver é um dos principais objetivos da psicoterapia.

O olhar do terapeuta, bem como seu método de trabalho, é orientado teórica e metodologicamente por pressupostos de alguma das abordagens da Psicologia. Isso confere ao processo psicoterápico segurança e seriedade. A postura da psicóloga ou do psicólogo é de acolhimento e abertura ao que o outro traz de sua história. Atualmente, o Núcleo Ampliar atua na esfera clínica a partir da abordagem teórico-metodológica e filosófica da Gestalt-terapia, também conhecida como Gestalt.

  • Qual é a frequência e duração da psicoterapia?

> As consultas são freqüentes e acontecem, em geral, uma vez por semana com duração entre 50 e 60 minutos. O período de tempo varia de acordo com cada caso.

  • Quem atendemos?

> Atendemos crianças e adolescentes*, idosos, adultos, casais e famílias.

*Na psicoterapia infantil e juvenil, fazemos visitas escolares quando necessário.

  • Quando devo procurar uma psicóloga ou um psicólogo?

> Quando a pessoa não consegue mais utilizar seus próprios recursos para resolver seus conflitos; quando percebe dificuldade para tomar decisões,  dificuldade nos relacionamentos ou percebe que está distante do que sempre sonhou em sua vida.

Ansiedade, timidez, insegurança, pânico, separação, problemas de relacionamento com a família, colegas de trabalho, momentos de crise, dificuldade para lidar com mudanças, estresse pós-traumático, depressão, perda de emprego, transtornos alimentares, fobias, etc.
Se você deseja conhecer melhor nosso trabalho, agende uma entrevista por um de nossos telefones ou email.

contato@nucleoampliar.com.br ou (48) 4141-0504.

O consultório do Núcleo Ampliar localiza-se numa região privilegiada, próximo à UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis / SC.