A noção de sucesso vem sempre ligada a um bom resultado ou êxito de alguma empreitada. É conectada com algo a ser alcançado, num tempo e espaço lançados a um futuro. Vem, também, carregada de expectativas, desejos e sonhos.

Quando se escolhe uma profissão, quando se conecta com os sonhos de vida, de alguma forma a pessoa se lança para uma busca com vistas a um certo resultado. A sensação de sucesso vem quando esses sonhos se concretizam na realidade. Será mesmo?

Os modos de existir no mundo são influenciados pela cultura, sociedade e família em que cada pessoa está inserida. Sendo a contemporaneidade a marca de nosso momento atual, percebe-se demandas direcionadas a cada pessoa sobre certas formas de estar no mundo , sem que a gente se dê conta. As demandas contemporâneas trazem a marca da produtividade, do consumo, do efêmero, do virtual, da conectividade, dentre tantas outras.

Ao parar para dar uma boa olhada na própria vida, a pessoa começa a perceber que nem sempre é possível tornar compatível aquilo que sonha profissionalmente, pessoalmente e responder às demandas sociais dos modos de existir para ter sucesso. Frequentemente, o ser humano encontra-se em conflito ou em encruzilhadas para lidar com tudo isso, tal qual um malabarista.

A sensação de sucesso raramente vem de maneira integrada. Mas de que sucesso estamos tratando aqui? Do sucesso enquanto demanda contemporânea, introjetada a cada segundo por milhares de pessoas por via de propagandas, internet, televisão, seriados, novelas, músicas, modelos e afins.

Esse movimento de parar para dar uma boa olhada na vida pode ser facilitado por meio da psicoterapia. A possibilidade de conhecer-se melhor e enfrentar aqueles pequenos conflitos que te sondam no cotidiano pode ajudar a ressignificar o conceito introjetado de sucesso para dar lugar a uma vivência mais plena e a percepção da mesma de forma integrada, tal qual ela é. Mudar a perspectiva do olhar, e perceber a sensação de sucesso e realização de forma mais ampliada, a partir das sutilezas que compõem a trajetória no cotidiano. Encontrar mais cor, poesia e significado no caminhar, diminuindo, assim, o peso do resultado final.

E você, como percebe o sucesso? A psicoterapia pode te ajudar a ampliar as perspectivas e a viver com mais plenitude! Venha experimentar uma sessão de psicoterapia conosco!

Raquel Guedes Pimentel Pilon